Notícias

“Operação Xylella” elimina plantas infetadas

ICNF já iniciou os trabalhos de erradicação desta bactéria, que irão decorrer em oito concelhos da região Norte.

xylella

O Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) iniciou, a 15 de março, o Plano de Ação da “Operação Xylella”, que consiste na realização de trabalhos relacionados com a destruição de plantas infetadas ou hospedeiras da subespécie X. fastidiosa multiplex, com vista à erradicação da bactéria Xylella fastidiosa e controlo dos seus insetos-vetores.

Estas medidas de proteção fitossanitária decorrem, inicialmente, no concelho de Vila Nova de Gaia, para se estenderem, numa segunda fase, aos outros sete concelhos da Zona Demarcada, onde foram monitorizadas 84 zonas infetadas. Serão operacionalizadas por equipas do Corpo Nacional de Agentes Florestais (CNAF) e Vigilantes da Natureza do ICNF.

A Xylella é muito prejudicial para várias espécies vegetais – nomeadamente oliveiras, citrinos, videiras, frutíferas e ornamentais –, pelo que esta intervenção de destruição de todas as espécies florestais infetadas, potencialmente infetadas ou pertencentes à mesma espécie do vegetal infetado (num raio de 50 metros da infeção), pretende prevenir danos com profundo impacto económico e ambiental.