Vote no eucalipto de Contige para Árvore Europeia
A árvore que representa o nosso país na competição é um dos maiores eucaliptos classificados de Portugal.
Depois de ter sido a árvore portuguesa mais votada no concurso Árvore do Ano 2023, promovido pela UNAC – União da Floresta Mediterrânica, o eucalipto de Contige, situado na na freguesia de Sátão, em Viseu, está a representar o País na competição europeia Tree of The Year 2023. A votação online decorre até 28 de fevereiro.
O Eucalipto de Contige, com 144 anos, é um dos maiores exemplares do País. Considerada “a maior árvore classificada de Portugal”, pela Universidade de Aveiro, tem 43 metros de altura e um perímetro de tronco de 11 metros. Foi plantada em 1878, à beira da antiga Estrada Nacional 229, e está classificada como árvore de interesse público desde agosto de 1964.
Desde 2018, ano em que Portugal aderiu ao concurso Tree of the Year, organizado pela Environmental Partnership Association (EPA), é a primeira vez que o País se faz representar por um eucalipto.
Há mais de 200 anos que o eucalipto globulus faz parte da paisagem e da biodiversidade nacionais, tendo sido introduzido como espécie ornamental em parques e jardins. Posteriormente, ao demonstrar ser a espécie mais eficiente para a produção de pasta de celulose, devido à excecional qualidade das suas fibras e à sua adaptação ao clima e ao solo portugueses, foi reconhecida a sua relevância económica.
Atualmente, o globulus é uma referência mundial enquanto matéria-prima para papéis da mais elevada qualidade, com a indústria da pasta e do papel a assegurar 4,5% das exportações portuguesas e 51% das exportações do setor florestal.Crédito fotografia: J. Santos