Notícias

Curso de Operações Florestais começa em outubro

Este curso Técnico Superior Profissional é a primeira formação a ser ministrada na nova Escola da Floresta da Lousã.

curso operações florestais

O Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) de Operações Florestais arranca em outubro e a primeira fase de candidaturas decorre até 30 de setembro.

Lecionado pela Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), será a primeira formação ministrada na nova Escola da Floresta da Lousã, destinando-se a jovens que tenham, no mínimo, o ensino secundário completo, ou que, tendo mais de 23 anos, tenham aproveitamento nas provas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior. Os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior têm também acesso ao CTeSP.

O programa, que tem a duração de dois anos, inclui três semestres de formação teórico-prática e mais um semestre de estágio em empresas. Para realização dos estágios curriculares foram estabelecidos protocolos com empresas do setor florestal, como a Navigator Forest Portugal, a Altri Florestal, a Synerglobal Forest Services, a Floponor e a Silvestrys.

Os detentores deste CTeSP ficam aptos a, entre outros, caracterizar as áreas de intervenção, os recursos e as limitações para a prática das operações de controlo da vegetação e da exploração florestal; a conceber e preparar a execução material das operações florestais de acordo com os planos, as boas práticas e o respeito pela legislação florestal; a supervisionar e monitorizar a execução das operações florestais e a manutenção dos equipamentos; a supervisionar atividades de recuperação após a execução das operações de exploração florestal; e a acompanhar auditorias de certificação florestal. Este CTeSP em Operações Florestais, dá ainda a possibilidade de candidatura a licenciaturas lecionadas na ESAC, através dos Concursos Especiais de Acesso e Ingresso.

Mais informações e candidaturas aqui.